Torres Vedras

Agenda

Exposição Itinerante da Rede Territorial das Cidades Educadoras

Até 2 de dezembro 2022

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Átrio da Câmara Municipal de Torres Vedras

A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é um movimento criado em Novembro de 1990 com o propósito de estreitar as relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo do espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano e cidadão, em conformidade com os “Princípios da carta das Cidades Educadoras”.

A AICE conta com 477 cidades associadas, em 35 países. Em Portugal pertencem à AICE 90 cidades, constituindo a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE).

Torres Vedras é membro desde 2011, resultou da consciencialização que a prática corrente da sua ação educativa se identificava totalmente com os princípios defendidos por esta rede.

A Rede Territorial Portuguesa, organizou-se como rede estruturada desde 2005, com uma Comissão de Coordenação constituída atualmente, para o biénio 2021/2022, por oito municípios: Almada; Lagoa (Algarve); Lisboa; Loulé; Odemira; Torres Vedras; Vila Nova de Famalicão.

Torres Vedras, já organizou dois Encontros Nacionais da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras: em 2013 com o tema “A Educação Artística para uma educação de qualidade”, e em 2022 com a temática "Brincar na Cidade Educadora".

Dos projetos apresentados na candidatura de Torres Vedras à Comissão Coordenadora da Rede Territorial das Cidades Educadoras Portuguesas destaca-se o Programa de Ação “Torres ao Centro” que integra o 8º princípio da Carta das Cidades Educadoras: construir uma cidade onde o planeamento urbano é um fator pleno e rico de integração.

Em 2021, o projeto “No coração da minha infância” foi distinguida com o Prémio Cidades Educadoras de Boas Práticas para a Inclusão e Democratização da Cultura.

Atualmente, Torres Vedras coordena o Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, constituído por 38 cidades.

A exposição pretende dar a conhecer esta rede de cidades e em que consistem os seus objetivos/princípios.


Atividade Gratuita


Publicado: 16.11.2022 - 22:27 horas
voltar ao topo ↑