Torres Vedras

Agenda

O Cônsul de Bordéus

Até 21 de maio 2022 | 21h30

Cinema O Cônsul de Bordéus

Evento já ocorrido

Local: Centro de Interpretação da Comunidade Judaica

Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, nascido em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora, ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha nazi na sequência da Segunda Grande Guerra, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar, e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades, que desejavam fugir de França. Revelando uma coragem e determinação invulgares, recusou-se a entregar milhares de pessoas a um destino certo nos campos de concentração nazis.

Realização: Francisco Manso e João Correa.
Intérpretes: Vítor Norte, Carlos Paulo, João Monteiro, Leonor Seixas, Manuel de Blas, Laura Soveral, Sara Barros Leitão, Miguel Borines, Pedro Cunha, Joaquim Nicolau, São José Correia, Patrícia Ferreira, Santiago Lagoa e António Neiva.
Música: Henri Seroka.
Ano: 2011


Atividade Gratuita


O Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), constitui uma jornada mundial de celebração dos museus e de conscientização pública sobre o seu papel no desenvolvimento da sociedade. Em 2022, subordinado ao tema “O Poder dos Museus”, o evento procura transmitir o poder que os museus têm na transformação do mundo ao nosso redor, numa festa que reúne museus de todo o mundo. Lugares únicos de descoberta, eles ensinam-nos sobre o nosso passado e abrem as nossas mentes para novas ideias, dois passos essenciais na construção de um futuro melhor.

Nos dias 18 e 21 de maio, as entradas serão gratuitas no Museu Municipal Leonel Trindade, Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, Centro de Interpretação da Comunidade Judaica e Centro de Interpretação das Linhas de Torres.

Última atualização: 17.05.2022 - 16:32 horas
voltar ao topo ↑