Torres Vedras

Agenda

Caminhos da memória: A trajectória dos Judeus em Portugal

Até 21 de maio 2022 | 18h30

Cinema Caminhos da memória: A trajectória dos Judeus em Portugal

Evento já ocorrido

Local: Centro de Interpretação da Comunidade Judaica

A partir das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, cresceu o interesse pelo tema dos cristãos-novos brasileiros. O filme faz uma viagem pelo território português, resgatando as raízes judaicas portuguesas, que se revelaram também fundamentais na formação do povo brasileiro. Este é o primeiro documentário brasileiro que mostra a história dos cristãos-novos portugueses que aportaram no Brasil, nas primeiras caravelas oriundas do continente europeu.

Realização: Elaine Eiger e Luize Valente.
Participação especial: Anita Novinsky (Universidade de São Paulo) e Carmen Balesteros (Universidade de Évora)
Ano: 2002


Atividade Gratuita


O Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), constitui uma jornada mundial de celebração dos museus e de conscientização pública sobre o seu papel no desenvolvimento da sociedade. Em 2022, subordinado ao tema “O Poder dos Museus”, o evento procura transmitir o poder que os museus têm na transformação do mundo ao nosso redor, numa festa que reúne museus de todo o mundo. Lugares únicos de descoberta, eles ensinam-nos sobre o nosso passado e abrem as nossas mentes para novas ideias, dois passos essenciais na construção de um futuro melhor.

Nos dias 18 e 21 de maio, as entradas serão gratuitas no Museu Municipal Leonel Trindade, Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, Centro de Interpretação da Comunidade Judaica e Centro de Interpretação das Linhas de Torres.

Publicado: 17.05.2022 - 16:19 horas
voltar ao topo ↑