Torres Vedras

Agenda

Enquanto canto e conto: A manta do José!

Tânia Cardoso e Rodrigo Crespo

Até 29 de julho 2022 | 21h30 às 22h30

Leitura infantojuvenil Enquanto canto e conto: A manta do José!

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca de Praia de Santa Cruz
Destinatários: M/4 anos

Esta atividade integra o(s) programa Santa Cruz.365 | Onda de Verão

Saudade é a “lembrança grata da pessoa ausente ou de um momento passado”… é também o ponto de partida para esta história cantar e contar! Quem conta um conto acrescenta um ponto, mas nesta história-canção diria “quem canta um conto” acrescenta alinhavos, costuras e algumas bainhas… “Quando o José nasceu, o avô, que era alfaiate, ofereceu-lhe uma manta, uma bonita manta feita à mão para o berço do seu primeiro neto. O que o avô não adivinhava era quanto o José ia gostar daquela prenda (…) mesmo depois de ter aprendido a andar e a falar, o José e a manta mantinham-se inseparáveis”…

Este é o início de uma bela história sobre o crescimento, a passagem do tempo, os afectos e a importância das memórias que guardamos. Tal como o José, o meu avô era alfaiate, deixava-me colocar os pés no pedal da sua máquina de costura Oliva e ajudar na dança das linhas e das agulhas… Tal como o José, também eu me tornei inseparável das histórias costuradas e reinventadas na oficina do meu avô! 

 

Cocriação: Tânia Cardoso e Rodrigo Crespo, a partir do livro “A Manta do José”, de Miguel Gouveia e Raquel Catalina da editora bruaá, de canções tradicionais portuguesas e do universo musical da tradição judaica.

 

Apresentação biográfica
Tânia Cardoso adora cantar e contar histórias. Rodrigo Crespo é o seu guitarrista favorito. Rodrigo nasceu em Moçambique, Tânia nasceu em Lisboa, encontraram-se no Alentejo. Tânia chegou do teatro, Rodrigo da música e juntos co-criaram o projecto de cantos e contos "Canto Ondo" - Cantar da Terra e da Poesia - com o qual editaram o seu primeiro disco "Entre o Alto do Peito e as Campainhas da Garganta" (2016). Tânia desenvolve ainda o projecto de teatro-música para Todos  “A Monda Teatro-Música”, com quem Rodrigo colabora regularmente enquanto compositor e guitarrista. Gostam de viver perto do fado e de cantar a poesia, do al-andaluz português à lusofonia. A convite do Serviço Educativo do Museu Gulbenkian, criaram em 2018 o projecto "Enquanto canto e conto: Ombela e a origem das chuvas", que desde então tem vindo a ser apresentado em diversos teatros, bibliotecas e espaços culturais do país. Com grande entusiasmo e saudade no coração, aceitam agora o desafio de cantar-contar e reinventar a bela história “A manta do José”…    

 

Info e inscrições: 261 933 543 | bibliotecadepraia@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Lotação: 40

Última atualização: 28.06.2022 - 12:54 horas
voltar ao topo ↑