Torres Vedras

Agenda

Viagem

Instalação da artista Olga Neves

Até 10 de novembro 2021

Exposição Viagem

Evento já ocorrido

Local: Mercado Municipal de Torres Vedras

A instalação remete-nos para o percurso histórico, cultural e geográfico feito pela comunidade cigana ao longo de vários séculos, percurso esse que serviu para enriquecer esta cultura nas suas vivências, musica, dança, credos e toda uma estrutura social.
A Viagem assume-se como uma roda, símbolo da comunidade cigana, uma analogia ao povo caminhante. É uma instalação interactiva cuja principal intenção é acentuar a ideia de convite, somos convidados a participar, a descobrir... e a entender!

Na roda existem seis gavetas que representam factos ou características do povo cigano. O convite feito ao visitante é que descubra a cultura e a odisseia realizada por este povo.

No âmbito da adesão do município de Torres Vedras à rede ROMED, projeto apoiado pelo Conselho da Europa, que tem como principal objetivo assegurar a mediação entre as comunidades ciganas e promover a mudança através da participação democrática da população, foi exibida a exposição “Raízes Soltas”, em setembro de 2017, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, a qual integrou a instalação “Viagem”, da autoria de Olga Neves.

Crédito fotográfico: Leonor Brilha

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 25.08.2021 - 13:13 horas
voltar ao topo ↑