Torres Vedras

Agenda

Festa das Histórias de Vida

Apresentação de Projetos

Até 26 de maio 2015 | 14h30

Evento

Evento já ocorrido

Local: Museu Municipal Leonel Trindade
Destinatários: Adultos

Programa

14h30 | Apresentação dos projetos em histórias de vida:

  • “No coração da minha infância”

Projecto que  nasce da necessidade de ouvir  o que cada um guarda do tempo em que foi criança, visando trabalhar sobre as canções de berço e de roda, as alegrias do    eixo ribaldeixo e do arco, a quietude e o silêncio  por entre as carteiras da sala de aula e junto ao quadro negro da escola. 
Nesse  jogo de memórias é certo que  vão chegar algumas imagens que  impedirão  de sorrir. Mas lá estaremos, inteiros! E na linha do horizonte o nosso testemunho a lembrar o futuro. O futuro ainda!

Parceria: Clube Sénior de Torres Vedras

  • “Anotar os Dias – Os abraços da Lua”

Projeto para a criação de um Museu Regional de Recordações.
O Projeto pretende trabalhar as histórias de vida no sentido de traçar o perfil do povo do Concelho de Torres Vedras através das suas lembranças. Este ano vamos estabelecer no horizonte das nossas recolhas “Viver sem luz elétrica”, investigando as memórias e tradições do povo que criou os seus ditados, afinal “De noite, à luz da candeia, até a burra parece donzela”e inventou as suas histórias para combater o medo do escuro.
Parceria: Clube Sénior de Torres Vedras

- Coro de leitura de excertos do trabalho em Histórias de Vida levado a cabo por alunos do 5.º H, da EB Padre Francisco Soares, sob coordenação da Prof. Odilia Piteira.

16h00 | Visita à Fàbrica das Histórias- Casa Jaime Umbelino para inauguração das Exposições "Tudo e mais alguma coisa", "Livro de Retalhos", "Quarto Escuro" e "As avestruzes não entram nos contos de fadas

“ Livro de retalhos”
Exposição dos trabalhos que decorrem do Projeto em histórias de vida "No coração da minha infância".
"
Existe no mundo uma tribo imensa, um pouco selvagem, um pouco estranha, de certa forma pouco estudada por antropólogos e historiadores, e à qual todos nós pertencemos, num tempo mais ou menos longínquo, conhecendo-lhe hábitos e práticas, ritos, folclore, textos sagrados… Falamos, bem entendido, da infância.
Esta Exposição parte de um trabalho em histórias de vida feito com seniores. Utilizando como suporte os scrapbooking vão dar-se a ver memórias significativas da infância que viveram, transformando-a em objetos artísticos com a ajuda de alguns artistas plásticos que se convidam para integrar o projeto."

“Quarto escuro”
Exposição dos trabalhos que decorrem do Projeto "Anotar os Dias – Os abraços da Lua" que este ano procura trabalhar as memórias do tempo em que a vida se fazia sem luz elétrica.
"Exposição que recorda o tempo em que, noite dentro, a lua e as estrelas eram os únicos pontos vibrantes e o resto eram sombras.
Na cozinha acendiam-se candeias, candeeiros lagareiros, candeeiros de petróleo… Mas nenhuns conseguiam realmente deitar a cabeça à rua, eram de perna curta e por isso, quando se saía, havia medo, medo do escuro, porque nesse escuro vibravam bruxas, lobisomens, seres deste mundo e do outro. As mulheres, sentadas ao lume, fiavam a lã e o linho, remendavam camisolas, punham fundilhos nas calças dos mais novos. Não raro também se pegava no terço, se ofereciam os mistérios e se dava início à recitação. Vivia-se junto. Às vezes, se o tempo assim o permitia, os homens iam até lá fora, e falavam de colheitas e sementeiras, mas às escuras, sempre às escuras, atentos à chegada dos tais lobisomens e bruxas.

“As avestruzes não entram nos contos de fadas”
Exposição dos trabalhos em resposta ao Desafio “Primeiros Voos”
"
Partindo do título de um livro de Gilles Bachelet “As avestruzes não entram nos contos de fadas” os alunos criaram uma pequena história, feita de palavras e de ilustrações, capaz de despertar nos mais novos uma verdadeira ternura por esse mundo de criaturas desengraçadas e desengonçadas.
Nos trabalhos expostos certamente encontramos os ritmos, as sonoridades, as repetições, os modelos simbólicos, as cores e as luzes que os alunos envolvidos foram buscar à memória criadora, mas também aos conhecimentos dados em sala de aula, despertando as suas potencialidades, desafiando as suas limitações, numa experiência artística capaz de contribuir para a descoberta do imaginário e para o reforço do incentivo intelectual.
Como se tal não bastasse ainda ofereceremos às avestruzes um lugar nos contos de fadas.

Autoria: Alunos do 10.º G, da Escola Secundária Henriques Nogueira, sob coordenação das professoras Rosário Lucas e Sandra Ferreira.

“Tudo e mais alguma coisa”
Com esta Exposição pretende-se reforçar a ideia de que todos somos capazes de desenvolver processos criativos, dando-se assim a conhecer os trabalhos que decorrem de atividades propostas pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino a diferentes escolas e instituições. Com esta metodologia permite-se, a todos os participantes, ganharem confiança, cometendo a proeza e a glória de olharem com orgulho para os seus trabalhos tal como nós olhamos para as estrelas que brilham no fundo dos seus olhos.

 

 

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 22.05.2015 - 15:16 horas
voltar ao topo ↑