Torres Vedras

Agenda

Luz nos Livros

Exposições de ilustração da autoria de Cristina Valadas e Teresa Lima

Até 14 de junho 2015

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Centro de Educação Ambiental

“Dar a Ver” e “Dar a Ler” são duas importantes tarefas de todos os que promovem o livro e a leitura.

Mas para “Dar a Ver” é preciso que haja quem  “ilumine” os livros, dando-lhes cor e luz.  É isso o que fazem os ilustradores, “despenteando”  textos arrumadinhos para os  fazerem chegar aos pequenos leitores, de uma outra forma  e abertos, assim, a outras leituras.

Ilustradoras:
Cristina Valadas
Ilustradora, artista plástica e ilustradora, Cristina Valadas licenciou-se em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e pós-graduou-se em Design Têxtil. Desde 1988, realizou, como pintora, dezenas de exposições individuais e coletivas, tendo recebido o prestigiado Prémio Maluda, entre outros. Na ilustração de livros para crianças recorre habitualmente à técnica mista, combinando a pintura, o desenho e a colagem, num registo terno e delicado que acolhe prontamente temáticas associadas à fantasia e à natureza – de que são exemplos a série Contos da Mata dos Medos ou as ilustrações do livro Herbário, com as quais ganhou o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2000. Venceu também o Prémio Nacional de Ilustração 2007, com o livro O rapaz que sabia acordar a Primavera. Em 2009, foi a única artista de origem portuguesa a integrar a exposição internacional de ilustradores na Feira do Livro Infantil de Bolonha. 

Teresa Lima
Nasceu em 1962 em Lisboa.
Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. 
A partir de 1994 começou a dedicar-se à ilustração de livros infanto-juvenis. 
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (1998/99) com o projecto de ilustração "As Viagens de Gulliver". 
Fez parte do júri do Prémio Nacional de Ilustração das edições de 1999 e 2000. É professora de artes visuais na Escola Vergílio Ferreira em Lisboa. 
Vive e trabalha em Lisboa. 
Para além de outras distinções, recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 1998, com o livro Alice no País das Maravilhas, e em 2006, com a obra Histórias de Animais. 
Ilustrou, entre outros, os livros A Cor das Vogais, de Vergílio Alberto Vieira (Civilização, 1995); Segredos, de António Mota (Desabrochar, 1996); Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (Civilização, 1998); O Gigante e as três irmãs, de Alice Vieira (Caminho, 1998); A Cavalo no Tempo, de Luísa Ducla Soares (Civilização, 2003); Se os Bichos se Vestissem como Gente, de Luísa Ducla Soares (Civilização, 2004); António e o Principezinho, de José Jorge Letria (Ambar, 2004); O Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Andersen (Dom Quixote, 2005); Histórias de Animais, de Rudyard Kipling (Ambar, 2006); Ovos Cozidos, reconto de Marisa Nuñez (OQO, 2007); Os Sete Cabritinhos, de Tareixa Alonso (OQO, 2008);  Félix, el coleccionista de miedos, de Fina Casalderrey (OQO, 2009).




Atividade Gratuita


Última atualização: 24.04.2015 - 10:16 horas
voltar ao topo ↑