Torres Vedras

Agenda

VII Abraço de Contos - Encontro de Contadores de Histórias

Serão partilhado de Contos Tradicionais Portugueses, com António Fontinha e José Craveiro

Até 23 de abril 2015 | 21h30

Evento já ocorrido

Local: Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino

Mudam-se os tempos e mudam-se os contextos.
Quem diria que, na era do audiovisual e da Internet, o simples ato de contar histórias conheceria um renovado fôlego?
Quem a boa árvore se arrima, boa sombra colhe.
O moderno dia-a-dia tirou às comunidades os serões tradicionais, aqueles momentos de convívio intergeracional tantas vezes povoados por narrativas contadas de viva voz…

Devagar, algumas vontades se têm vindo a mobilizar no sentido de reinventar

António Fontinha nasceu em Lisboa (1966), viveu em Angola até 1974 e começou a contar histórias em 1992, o que lhe tem permitido calcorrear este país de lés a lés.
A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, tem-se dedicado à recolha de contos tradicionais, trabalhando regularmente com o Centro de Estudos Ataíde Oliveira da Universidade do Algarve.

José Craveiro nasceu em Tentúgal (1954) e é um mestre. Fiel depositário do património daquele vale onde corre o Mondego, dos cantares aos trajes, das orações aos licores, dos contos às ervas medicinais, das procissões aos manjares conventuais, tudo recupera vida e se anima nas palavras e nos gestos deste contador de histórias. O seu extenso e genuíno repertório de temas da tradição oral portuguesa surpreende pela variedade e coerência.


Atividade Gratuita


Publicado: 29.01.2015 - 14:34 horas
voltar ao topo ↑