Torres Vedras

Agenda

As Quintas das Ordens Religiosas em Torres Vedras: a Quinta de Alcobaça (Runa)

Jantar-Colóquio | Sopas de Pedra 2015

Até 6 de março 2015 | 20h00 às 00h00

Debate/Seminário Sopas de Pedra 2015: A Quinta

Evento já ocorrido

Local: Claustro do Convento de N. Sr.ªa da Graça (Torres Vedras)

Orador convidado: Carlos Margaça Vieira (Universidade de Lisboa&Academia Portuguesa da História)

"A necessidade de terras aráveis, bem como a qualidade dos terrenos do concelho de Torres Vedras atraíram, desde os primórdios da nacionalidade, a atenção e o interesse das principais ordens religiosas, destacando-se, nos primeiros tempos, os monges brancos de Santa Maria de Alcobaça e os cónegos regrantes de Santa Cruz de Coimbra. Em Runa, ambas adquiriram extensas propriedades, constituindo duas importantes unidades de exploração ao longo das idades média e moderna: as quintas de Alcobaça e da Tamuja. Aí se encontravam terras de cereal e vinha, a par das frutícolas e leguminosas, assim como se engordavam as galinhas e o porco, que, a seu tempo, iriam à mesa dos Senhores ou, quando excedentes, caminhariam no dorso de mulas até ao mercado. São cadinhos de história, também servidos à mesa, em Sopas de Pedra, quintas que têm lugar às sextas, no mês de março, no convento da Graça de Torres Vedras."

Inscrição: Arquivo Municipal de Torres Vedras, pelo tlf.: 261 320 736 ou online.


Lotação: 50
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 10

O Município de Torres Vedras organiza, em 2015, a 9.ª edição do evento Sopas de Pedra, este ano subordinado, de novo, ao tema "A Quinta".
Trata-se de um conjunto de três jantares-colóquio, que tem lugar nos dias 6, 13 e 20 de março, sempre às 20h00, no Convento de Nossa Senhora da Graça (Torres Vedras).

O jantar é obrigatoriamente sopa, contando com uma entrada de queijos regionais. Assim se explica, em parte, a designação SOPAS DE PEDRA, ainda que o termo "pedra"procure remeter para uma tipologia de monumento, que terá de existir no Concelho de Torres Vedras.

São objetivos do evento Sopas de Pedra :

  1. contribuir para a formação e reforço da cidadania;
  2. incrementar o conhecimento da história torriense;
  3. valorizar o património arquivístico e edificado do Município de Torres Vedras.
  4. promover o estudo, a informação e a divulgação do património das quintas do território torriense.
Última atualização: 27.02.2015 - 10:12 horas
voltar ao topo ↑