Torres Vedras

Agenda

Do Coração e da Alma

Concerto Temporada Darcos

Até 12 de dezembro 2015 | 21h30

Música Temporada Darcos 2015

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 6

Esta atividade integra o(s) programa Este Natal compre no comércio tradicional

R. Schumann, o mais romântico de todos os compositores alemães, o mais completamente excessivo de todos os músicos oitocentistas, atinge, com o quinteto para piano e cordas, uma notável síntese entre o lirismo exacerbado da paixão, e a estrutura racional do pensamento. Obra fundamental no conjunto da sua produção, deixa-nos extasiados e mais próximos da verdade, pois, para um romântico, que visão mais nobre e última do que a impressão divina do absoluto? Por outro lado, escrito em 1903, em Paris, o quarteto de cordas de M. Ravel é uma das mais extraordinárias obras de música de câmara do ocidente. Os seus quatro andamentos exploram de uma forma exuberante as capacidades técnicas e expressivas das cordas, e erguem um verdadeiro monumento ao espírito da época em que foi composto. Para celebrar música tão excelsa, o Ensemble Darcos convidou o bailarino e coreógrafo, Gonçalo Lobato, a imaginar os gestos e movimentos que essas sonoridades não só sugerem como parecem mesmo possuir: pois ao escutarmos as páginas de Ravel, ficamos sempre com uma sensação de brisa, de movimento de ar, de correntes, tal é a energia fina que delas emana, e nos provoca arrepios!

Programa:
R. Schumann (1810-1856)
Quinteto para piano e cordas em mi bemol maior, op. 44
I. Allegro brillante
II. In modo d’una Marcia. Un poco largamente
III. Scherzo: molto vivace
IV. Finale: allegro ma non troppo

pausa

M. Ravel (1875-1937)
Quarteto de cordas em fá maior
I. Allegro moderato
II. Assez vif – Très ryhtmé
III. Très lent
IV.Vif et agité

ILÚ – Gonçalo Lobato (Coreografia dança)

ENSEMBLE DARCOS
Gaël Rassaert e Ana Madalena Ribeiro, violinos
Reyes Gallardo, viola
Filipe Quaresma, violoncelo
Helder Marques, piano


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Na sua oitava edição, a Temporada Darcos 2015 apresenta oito concertos, onde, por entre a tradição e a contemporaneidade, se aposta na excelência da música e dos músicos portugueses. No ciclo de dois concertos Grandes Pianistas, teremos a oportunidade de escutar Artur Pizarro e Adriano Jordão, acompanhados respetivamente, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pela Orquestra do Norte, com direção musical de Nuno Côrte-Real; no programa serão interpretados dois dos intemporais concertos de Beethoven, o nº 3, e o magistral nº 5, com o epíteto de “Imperador”.

Em Abril, e por altura do primeiro aniversário da morte do grande escritor e intelectual português, Vasco Graça Moura, será apresentada a ópera Banksters, de Nuno Côrte-Real, cujo libreto foi escrito pelo escritor a partir da peça “Jacob e o Anjo”, de José Régio; este espetáculo, homenageando Graça Moura, fará uma síntese dos mais importantes momentos da ópera (estreada no Teatro Nacional de São Carlos no ano de 2011), e será interpretada por um elenco de cantores portugueses de inquestionável excelência, onde se destacam Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Mário João Alves. Em Junho, nos Claustros da Igreja da Graça, por entre o ar e o aroma da noite, será a vez de escutar sons vindos do oriente, com a participação especial do grupo de gamelão indonésio Yogistragong, com direção de Elizabeth Davis, espetáculo que por certo será inolvidável.

De salientar ainda, para além dos vários concertos de câmara onde o Ensemble Darcos apresentará algumas das mais belas e famosas obras ocidentais, o projeto Lagarto Pintado, que, em Maio, reunirá centenas de crianças oriundas das escolas do concelho de Torres Vedras, e que juntas formarão um coro infantil para estrear a nova obra de Côrte-Real, Cancioneiro Infantil, ciclo que reúne oito canções do imaginário musical infantil português.

Última atualização: 03.12.2015 - 15:56 horas
voltar ao topo ↑