Torres Vedras

Agenda

Concerto Antena 2

Concerto Temporada Darcos

Até 2 de novembro 2015 | 19h00

Música Temporada Darcos 2015

Evento já ocorrido

Local: Adega Cooperativa da Carvoeira
Destinatários: Maiores de 6

Esta atividade integra o(s) programa Festas de Torres Vedras

Em mais um concerto transmitido em direto pela Antena 2, percorrendo o itinerário das rotas do vinho do oeste, desta vez na belíssima Adega Cooperativa da Carvoeira, o Ensemble Darcos interpretará um dos mais famosos trechos da recente história da música ocidental: o adágio, de Samuel Barber, compositor norte americano natural de Westchester, Pensilvânea, falecido em 1981. Imortalizado pelo filme de Oliver Stone, Platoon, o adagio foi primeiramente concebido como o segundo andamento do quarteto de cordas do compositor, e só depois foi feita uma versão para orquestra de cordas, pela mão do maestro italiano Arturo Toscanini. Música sombria, melancólica, contrapontística, escrita em estilo mahleriano, que desvela, porém, uma sentida réstia de esperança e serenidade. Finalizando o programa, revisita-se o soberbo e sensual quarteto de cordas de C. Debussy, música para ser acompanhada por uma taça de vinho, pois com certeza, mesclando os sentidos numa voluptuosa sinergia!

Programa:
S. Barber (1910-1981)
Quarteto de cordas em si menor, op.11
I.  Molto allegro e apassionato
II. Adagio

C. Debussy (1862-1918)
Quarteto de cordas em sol menor, op. 10
I. Animé et très  décidé
II. Assez vif et bien rythmé
III. Andantino, doucement expressif
IV. Très modéré – Très mouvementé et avec passion

ENSEMBLE DARCOS
Gaël Rassaert e Paula Carneiro, violinos
Reyes Gallardo, viola
Filipe Quaresma, violoncelo


Atividade Gratuita


Na sua oitava edição, a Temporada Darcos 2015 apresenta oito concertos, onde, por entre a tradição e a contemporaneidade, se aposta na excelência da música e dos músicos portugueses. No ciclo de dois concertos Grandes Pianistas, teremos a oportunidade de escutar Artur Pizarro e Adriano Jordão, acompanhados respetivamente, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pela Orquestra do Norte, com direção musical de Nuno Côrte-Real; no programa serão interpretados dois dos intemporais concertos de Beethoven, o nº 3, e o magistral nº 5, com o epíteto de “Imperador”.

Em Abril, e por altura do primeiro aniversário da morte do grande escritor e intelectual português, Vasco Graça Moura, será apresentada a ópera Banksters, de Nuno Côrte-Real, cujo libreto foi escrito pelo escritor a partir da peça “Jacob e o Anjo”, de José Régio; este espetáculo, homenageando Graça Moura, fará uma síntese dos mais importantes momentos da ópera (estreada no Teatro Nacional de São Carlos no ano de 2011), e será interpretada por um elenco de cantores portugueses de inquestionável excelência, onde se destacam Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Mário João Alves. Em Junho, nos Claustros da Igreja da Graça, por entre o ar e o aroma da noite, será a vez de escutar sons vindos do oriente, com a participação especial do grupo de gamelão indonésio Yogistragong, com direção de Elizabeth Davis, espetáculo que por certo será inolvidável.

De salientar ainda, para além dos vários concertos de câmara onde o Ensemble Darcos apresentará algumas das mais belas e famosas obras ocidentais, o projeto Lagarto Pintado, que, em Maio, reunirá centenas de crianças oriundas das escolas do concelho de Torres Vedras, e que juntas formarão um coro infantil para estrear a nova obra de Côrte-Real, Cancioneiro Infantil, ciclo que reúne oito canções do imaginário musical infantil português.

Última atualização: 09.10.2015 - 13:02 horas
voltar ao topo ↑