Torres Vedras

Agenda

Ópera Banksters - Homenagem a Vasco Graça Moura

Concerto Temporada Darcos

Até 5 de abril 2015 | 16h00

Música Temporada Darcos 2015

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: M/6

Estreada em abril de 2011 no Teatro Nacional de São Carlos, a ópera BANKSTERS obteve um sucesso inaudito na recente história da música portuguesa. Com libreto de Vasco Graça Moura e música de Nuno Côrte-Real, o enredo, construído a partir da peça Jacob e o Anjo, de José Régio, é transposto para o atualíssimo mundo da alta finança, onde os modernos impérios e imperadores surgem e se esvanecem por entre intrigas, traições e jogos de poder. O libreto, em estilo vicentino, revela uma mestria ímpar no domínio da língua portuguesa e mostra-nos o grande escritor e poeta - saudosamente desaparecido em Abril de 2014 - no auge da sua maturidade literária. Com um elenco de luxo, onde os nomes de Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Mário João Alves, figuram como alguns dos expoentes máximos da lírica lusitana, este espetáculo apresenta os momentos mais importantes da ópera de Côrte-Real, aqui interpretados numa versão de câmara pelo Ensemble Darcos e Coro Ricercare, com direção do compositor. Uma homenagem musical a um grande homem da cultura e das letras, ele próprio um singular melómano. Obrigado, Vasco Graça Moura, pelo horizonte magnífico que nos deixaste!

Programa:
N. Côrte-Real (1971-)
Banksters – excertos da ópera em versão de concerto
Libreto de Vasco Graça Moura baseado na peça “Jacob e o Anjo”, de José Régio

Luís Rodrigues, Santiago Malpago
Dora Rodrigues, Mimi Kitch
Mário João Alves, Angelino Rigoletto
Job Tomé, Accionista/Presidente da Assembleia Geral
Maria Luisa Freitas, Médico

Coro Ricercare
Pedro Teixeira, maestro do coro

ENSEMBLE DARCOS
Nuno Côrte-Real, direção musical


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Na sua oitava edição, a Temporada Darcos 2015 apresenta oito concertos, onde, por entre a tradição e a contemporaneidade, se aposta na excelência da música e dos músicos portugueses. No ciclo de dois concertos Grandes Pianistas, teremos a oportunidade de escutar Artur Pizarro e Adriano Jordão, acompanhados respetivamente, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pela Orquestra do Norte, com direção musical de Nuno Côrte-Real; no programa serão interpretados dois dos intemporais concertos de Beethoven, o nº 3, e o magistral nº 5, com o epíteto de “Imperador”.

Em Abril, e por altura do primeiro aniversário da morte do grande escritor e intelectual português, Vasco Graça Moura, será apresentada a ópera Banksters, de Nuno Côrte-Real, cujo libreto foi escrito pelo escritor a partir da peça “Jacob e o Anjo”, de José Régio; este espetáculo, homenageando Graça Moura, fará uma síntese dos mais importantes momentos da ópera (estreada no Teatro Nacional de São Carlos no ano de 2011), e será interpretada por um elenco de cantores portugueses de inquestionável excelência, onde se destacam Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Mário João Alves. Em Junho, nos Claustros da Igreja da Graça, por entre o ar e o aroma da noite, será a vez de escutar sons vindos do oriente, com a participação especial do grupo de gamelão indonésio Yogistragong, com direção de Elizabeth Davis, espetáculo que por certo será inolvidável.

De salientar ainda, para além dos vários concertos de câmara onde o Ensemble Darcos apresentará algumas das mais belas e famosas obras ocidentais, o projeto Lagarto Pintado, que, em Maio, reunirá centenas de crianças oriundas das escolas do concelho de Torres Vedras, e que juntas formarão um coro infantil para estrear a nova obra de Côrte-Real, Cancioneiro Infantil, ciclo que reúne oito canções do imaginário musical infantil português.

Última atualização: 08.01.2015 - 10:47 horas
voltar ao topo ↑