Torres Vedras

Agenda

Concerto Antena 2

Concerto Temporada Darcos

Até 11 de março 2015 | 19h00

Música Temporada Darcos 2015

Evento já ocorrido

Local: Hotel Golf Mar, Porto Novo
Destinatários: M/6

Iniciando mais um ciclo de concertos transmitidos em direto pela Antena 2, o Ensemble Darcos interpretará dois quartetos de cordas fundamentais nas respetivas produções de Mozart e Beethoven. O quarteto em dó maior, chamado “dissonâncias” (por possuir uma introdução insólita e algo dissonante), revela-nos um Mozart absolutamente maduro e genial, sendo a obra dedicada ao seu grande mestre, Haydn. O quarteto em mi bemol maior, chamado “as harpas” (por possuir passagens em que o primeiro violino parece soar como uma harpa, em constantes e virtuosos arpejos), mostra-nos um Beethoven a meio caminho da sua produção musical, onde a energia e violência expressiva iniciais confundem-se já com um certo olhar longínquo, uma serenidade crescente, e parece apontar para aquilo que será a imensidão profunda e religiosa das suas últimas composições. Dois quartetos cuja audição é obrigatória, seja com a Antena 2, na rádio, ou junto ao mar, no Hotel Golf Mar, em Porto Novo!

Programa:
W. A. Mozart (1756-1791)
Quarteto de cordas em dó maior, “Dissonâncias”, K 465
I.    Adagio. Allegro
II.    Andante cantabile
III.    Minuetto (Allegretto)
IV.    Allegro

L. V. Beethoven (1770-1827)
Quarteto de cordas nº 10, em mi bemol maior,op. 74
I.    Poco adagio - Allegro
II.    Adagio ma non troppo
III.    Presto
IV.    Allegretto con variazioni

ENSEMBLE DARCOS
Massimo Spadano e Paula Carneiro, violinos
Reyes Gallardo, viola
Filipe Quaresma, violoncelo


Concerto transmitido em direto


Atividade Gratuita


acesso a público com mobilidade condicionada

Na sua oitava edição, a Temporada Darcos 2015 apresenta oito concertos, onde, por entre a tradição e a contemporaneidade, se aposta na excelência da música e dos músicos portugueses. No ciclo de dois concertos Grandes Pianistas, teremos a oportunidade de escutar Artur Pizarro e Adriano Jordão, acompanhados respetivamente, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pela Orquestra do Norte, com direção musical de Nuno Côrte-Real; no programa serão interpretados dois dos intemporais concertos de Beethoven, o nº 3, e o magistral nº 5, com o epíteto de “Imperador”.

Em Abril, e por altura do primeiro aniversário da morte do grande escritor e intelectual português, Vasco Graça Moura, será apresentada a ópera Banksters, de Nuno Côrte-Real, cujo libreto foi escrito pelo escritor a partir da peça “Jacob e o Anjo”, de José Régio; este espetáculo, homenageando Graça Moura, fará uma síntese dos mais importantes momentos da ópera (estreada no Teatro Nacional de São Carlos no ano de 2011), e será interpretada por um elenco de cantores portugueses de inquestionável excelência, onde se destacam Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Mário João Alves. Em Junho, nos Claustros da Igreja da Graça, por entre o ar e o aroma da noite, será a vez de escutar sons vindos do oriente, com a participação especial do grupo de gamelão indonésio Yogistragong, com direção de Elizabeth Davis, espetáculo que por certo será inolvidável.

De salientar ainda, para além dos vários concertos de câmara onde o Ensemble Darcos apresentará algumas das mais belas e famosas obras ocidentais, o projeto Lagarto Pintado, que, em Maio, reunirá centenas de crianças oriundas das escolas do concelho de Torres Vedras, e que juntas formarão um coro infantil para estrear a nova obra de Côrte-Real, Cancioneiro Infantil, ciclo que reúne oito canções do imaginário musical infantil português.

Última atualização: 08.01.2015 - 10:48 horas
voltar ao topo ↑