Torres Vedras

Agenda

Prevenção de Acidentes nas Crianças

+ Saúde: Habitos e Estilos de Vida Saudáveis

Até 4 de março 2015 | 16h30 às 18h00

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Agrupamento de Escolas S. Gonçalo, Torres Vedras
Destinatários: Pais e encarregados de educação

Os acidentes constituem a principal causa de morte e incapacidade em crianças e jovens, estando identificados como um grave problema de saúde pública.

As lesões resultantes de acidentes rodoviários na maioria dos casos estão relacionados com a utilização inadequada dos equipamentos de retenção. Assim, é de extrema importância que as famílias estejam corretamente informadas sobre todas as possibilidades e diferenças, de forma a fazer a escolha mais adequada.

Por outro lado, os acidentes domésticos são frequentemente subestimados. A incapacidade para avaliar o perigo, particularmente em idades mais jovens, mas estendendo-se até à adolescência, torna muitos objetos e situações banais do dia-a-dia potenciais perigos que devemos saber antever e prevenir.

A maioria dos acidentes ocorre em casa e na escola. A proteção da criança requer obrigatoriamente a participação ativa dos pais e dos professores, já que são quem controla o espaço e define as regras de segurança. A intervenção é fundamental, não só no que respeita à vigilância, como ao nível da instalação de equipamentos de segurança e, muito importante, ao nível da educação e consciencialização, ensinando as crianças e jovens a conviver com os perigos que as rodeiam.

Parceria: Câmara Municipal de Torres Vedras e Clínica CUF

Contactos: silviasilva@cm-tvedras.pt ou 261 320 771


Atividade Gratuita


Última atualização: 07.01.2015 - 15:59 horas
voltar ao topo ↑