Torres Vedras

Agenda

Nuno Rebelo | Agora mesmo é aqui que estou

Até 26 de fevereiro 2021 | 21h30

Cinema

Evento já ocorrido

Local: Página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Sentir Cultura

"Agora mesmo é aqui que estou é um vídeo autobiográfico da minha vida em Torres, onde nasci em 1960 e onde vivi até 1975. Faço-o a partir dos meus atuais 59 anos e do sítio em que me encontro, confinado como todos por causa do vírus, no meu caso em Barcelona.

É a partir desta dupla distância, temporal e espacial, que mergulho no meu passado já longínquo para recuperar memórias, raízes e afetos. Neste processo encontro-me com o meu filho Igor, que tem agora 9 anos, cuja voz lê os meus textos. Para mais, muitos dos textos são acompanhados no vídeo por desenhos dele, de uma expressividade extraordinária. Fotografias de infância, fotografias encontradas na internet de uma Torres Vedras já antiga, Google, Google Earth, são os meios que disponho para fazer este trabalho de distância.

Visito as duas casas onde vivi, visito o jardim-escola, a escola primária, o ciclo preparatório e os 3 primeiros anos do Liceu. Os escuteiros e o karate na Física. O 25 de Abril. E, claro, a família e os amigos de então.

Agora mesmo é aqui que estou é também um desejo grande de ir para Portugal e não poder, porque as fronteiras - agora mesmo - estão fechadas. E entregar-me à criação deste vídeo e voar com ele para Torres é também a minha maneira de sublimar a frustração de me sentir confinado, impossibilitado de me juntar com a minha mãe e o meu irmão neste momento triste em que o meu pai faleceu à distância."

 

 

Textos, video, música, sonoplastia e grafismo: Nuno Rebelo
Voz e desenhos: Igor Brncic Rebelo


Atividade Gratuita


Evento no Facebook

Última atualização: 18.02.2021 - 17:51 horas
voltar ao topo ↑