Torres Vedras

Agenda

NY Portuguese Short Film Festival

Até 9 de janeiro 2021 | 11h30

Cinema NY Portuguese Short Film Festival

Evento já ocorrido

Local: Transmissão online
Destinatários: M/16

O NY Portuguese Short Film Festival (Nypsff), organizado pela primeira vez em Junho de 2011, foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos. O festival é produzido e apresentado pelo Arte Institute e mostra curtas-metragens de Ficção, Animação e Documentário.
Este Festival exibe 11 curtas-metragens produzidas por realizadores portugueses, em Portugal e no estrangeiro. A décima edição do festival terá início no dia 14 de Agosto, em Nova Iorque.

O Nypsff promove os melhores trabalhos de uma nova geração de jovens realizadores portugueses, dando-lhes a oportunidade de exibir os seus filmes em diversos países como os Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Vietname, Austrália, África Do Sul, Angola, Alemanha, Canadá, China, França, Guiné Equatorial, Hungria, India, Quénia, Moçambique, Roménia, Senegal, Tailândia, Croácia, São Tomé E Principe, República Checa, Cabo Verde, Brasil, Polónia e Timor.

Poderá assisir à transmissão online das curtas-metragens através deste link


Curtas-metragens

 

Sofia, Filipe Ruffato e Gonçalo Viana

A Arte verdadeira, a que importa, é aquela que sintetiza a complexidade da vida, ou seja, aquela que permite, a cada um dos que a usufruem, uma apropriação diferente do que vai exposto. E Sofia é isso: num único ousado plano-sequência de dez minutos, de fascinante beleza plástica, vemos desdobrar medos, incompreensões, preconceitos, ânsias e desejos, sendo que todos esses sentimentos – e muitos outros, ainda – surgem e desaparecem nas entrelinhas do não-dito. Um belíssimo exercício sobre a nossa precária condição humana.

 

Loop, Dulce Catarina Ribeiro

O ano é 2113, a humanidade encontra-se no limiar da extinção devido ao avanço tecnológico. Raquel procura encontrar uma solução para o problema recorrendo à inteligência artificial.

 

Sea Shepherd, Débora Mendes

Uma rapariga serve peixe num restaurante até que este se esgote.

 

Alvorada, Carolina Neves

Vasco é exposto aos ideais extremistas do seu irmão, expressos através do género musical Black Metal Nacional-Socialista. Contudo, Vasco não se identifica com a natureza do movimento e oculta do irmão um aspeto essencial da sua vida, com o intuito de evitar uma rutura fraternal, ao mesmo tempo que traça o caminho da autoaceitação.

 

Simulacrum, Duarte Couto

Trata-se de uma disfunção cinematográfica com base em found footage e lost films manipulados que se juntam para repensar a sociedade moderna. A perversidade do controlo, do poder, do consumo, em comparação com as imagens concebidas para potencializar o lado sensorial, são alguns dos tópicos abordados. SIMULACRO evoca cenários caóticos transpondo-nos para a origem do cinema de uma forma inquietante.

 

Monday (Segunda-Feira), Sebastião Salgado

Helena é uma mulher bonita, educada e bem-sucedida, mas apesar de viver rodeada de luxo e beleza, está trancada em casa há semanas. Quando o seu filho aparece inesperadamente e lhe pede para tomar conta da neta por um dia, ela vê-se forçada a adaptar a sua rotina.

 

Past-it, Elmano Silva

Uma jornada através da felicidade e tristeza da Nostalgia, usando post-its como janelas para o passado da pessoa que está a ver as suas memórias.

 

Today might be the last day i see your face, Vasco Mendes

Explorando a temática da poluição mundial do ar, uma viagem ao futuro da cidade que não dorme, momentos antes de desaparecer na neblina.

 

Final Act, Maria Hespanhol

Penelope abandona o mundo da dança interpretando “Vicky” a personagem principal do bailado “ The Red Shoes”. O processo de partida assume uma sensação de nostalgia e dúvida sobre a escolha de embarcar nesta nova fase da sua vida ou de permanecer na companhia de dança como prima ballerina.

 

The boy and the owl, Mário Gajo de Carvalho

Um jovem rapaz vive a vida de forma mágica, como um sonho, rodeado pela atmosfera pitoresca da sua aldeia. Uma fábula sobre o amor e sobre o acto de o deixar ir.

 

California, Nuno Baltazar

Uma jovem rapariga chinesa e a sua mãe lutam para encontrar uma vida melhor em Portugal, na Costa Oeste da Europa.


Atividade Gratuita


Última atualização: 08.01.2021 - 09:39 horas
voltar ao topo ↑