Torres Vedras

Agenda

Memória e Futuro: Linhas de Torres Vedras – uma constelação europeia

"Congresso aos sábados" - Rede Cultura 2027

Até 5 de setembro 2020 | 15h00

Debate/Seminário Rede Cultura 2027

Evento já ocorrido

Local: Página de Facebook Rede Cultura 2027

A sessão "Memória e Futuro: Linhas de Torres Vedras – uma constelação europeia" será centrada nas Linhas de Torres Vedras, abordando a sua relação com o território em diversas vertentes:
  • Impacto na economia local
  • Relações socioeconómicas entre o património material e imaterial das Linhas
  • Relação das Linhas de Torres Vedras com a comunidade. O processo histórico e a sua influência na fruição e experiência da cidade
  • A criatividade e a cultura como catalisadores de uma vivência pública vibrante e relacional
 
Entre os convidados para participar na sessão encontram-se Manuel Clemente, Sérgio Araújo de Almeida e Florbela Estêvão. A sessão contará, ainda, com uma intervenção de Virgínia Henriques, encerrando com um apontamento performativo de Rúben Monteiro Trio, com a obra tripartida Turres Veteras.
A Rede Cultura 2027 assume-se como um projeto pioneiro a nível das comunidades intermunicipais que pretende estimular a cooperação no domínio das artes, da cultura e do conhecimento em torno da apresentação da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. Em novembro de 2018, a Câmara Municipal de Torres Vedras assinou um protocolo que visava estabelecer o apoio do Município a esta candidatura.

Florbela Estêvão
Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa em 1989. Mestrado em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2013, com a tese “Transformações de uma paisagem: o Sistema Defensivo das Linhas de Torres e sua Musealização”. Investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. Técnica superior na Câmara Municipal de Loures na Divisão de Cultura – Unidade Património e Museologia.


Manuel Clemente
Cardeal-Patriarca de Lisboa desde 2013. Professor associado convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em História e em Teologia, doutorado em Teologia Histórica. Em 2009, foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa. No ano seguinte, foi Comissário das Comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras.


Sérgio Araújo de Almeida
Subdiretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) – Politécnico de Leiria. Doutorado em Ciências do Turismo pela Universidade de Perpignan, França. Membro Integrado no CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo. Coordenador do Mestrado em Turismo e Ambiente (ESTM). Autor de dezenas de publicações científicas nacionais e internacionais. Orador em dezenas de conferências e congressos nacionais e internacionais.


Maria Calado
Presidente do Centro Nacional de Cultura. Membro do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Consultivo da Comissão Nacional da Unesco e do ICOMOS-Portugal. Docente da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), onde coordena a área científica de História e Teoria e dirige o mesmo departamento. Licenciada em História, pós-graduada em Museologia e doutorada em Arquitetura na especialidade de História e Teoria. Coordenou as Jornadas Europeias do Património do Conselho da Europa em 2002 e 2003 e dirigiu o Laboratório de Valorização do Património da FAUTL entre 2004 e 2009.

Rúben Monteiro

Multi-instrumentista, produtor e compositor dedicado ao estudo e prática de diversos instrumentos tradicionais da Península Ibérica, do Mediterrâneo e da Ásia Central. Contando com uma discografia com mais de 15 obras editadas, tem percorrido um vasto território através de atuações e formações desde Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Marrocos, Turquia, Índia, Malásia e China."Turres Veteras" constitui uma obra tripartida e conceptual dedicada à história da cidade de Torres Vedras. Três momentos inspirados em diferentes fases da evolução da região e da cidade. O tema Abertura relaciona-se com o Castro do Zambujal, com uma imagem sonora primitiva. De seguida surge o tema homónimo à composição, que sugere um olhar para o futuro, tomando como principal inspiração toda a região atual de Torres Vedras, com fortes influências atlânticas. O terceiro e último tema é dedicado ao Conselho Régio de 1414, um dos momentos mais importantes da história de Torres Vedras e de Portugal.

Moderadora: Maria Calado
Convidados: Manuel Clemente, Sérgio Araújo de Almeida e Florbela Estêvão


Atividade Gratuita


Última atualização: 01.09.2020 - 12:01 horas
voltar ao topo ↑