Torres Vedras

Agenda

Um mês, um autor ... Frank Sinatra (1915-1998)

Mostra Documental

Até 28 de fevereiro 2015

Exposição Snatra

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Cantor e ator norte-americano. Figura controversa, complexa e polémica. Um mito da história da música e que ficou conhecido como “A Voz”.
Filho único de dois imigrantes italianos.
Considerado o maior interprete da canção americana e que conquistou públicos em todo o mundo. Cantor a solo com um sucesso sem precedentes.
Iniciou a sua carreira no auge da era do swing em pequenos clubes e estações de rádio de New Jersey. Editou o seu primeiro álbum em 1946.
Profundo admirador de Billie Holiday.
Chegou a ter a sua morte artística anunciada após sofrer um derrame nas cordas vocais, em 1952, e por isso, participa no filme From here to eternity (Um passo para a eternidade) que lhe dá o Óscar de Melhor Ator Secundário, em 1954.
Participa em 50 filmes e as suas representações são memoráveis.
Teve o seu próprio programa de televisão, The Frank Sinatra Show.
Em 1961 cria a sua empresa discográfica. Faz concertos por todo o mundo com enorme sucesso.
É amigo de grandes figuras das artes e do estado americano, incluindo John Kennedy.
Retira-se em 1971, após a queda das vendas das suas canções e após aparecer em vários filmes não muito bem aceites pela crítica.
Volta em 1973 e lança canções com sucesso mundial, como New York, New York (1980).
Para ele o ponto mais alto da sua carreira musical terá sido o concerto no estádio do Maracanã (Brasil), em 1980, para 150 mil pessoas.
Foi casado com Nancy Barbato, Ava Gardner (seu grande e controverso amor), Mia Farrow e Barbara Marx com quem terminou os seus dias. Teve três filhos da sua primeira esposa: Nancy Sinatra, Frank Sinatra Jr. e Tina Sinatra.
Morre em 1998 na sequência de um ataque cardíaco.
Possui duas estrelas na Calçada da Fama, uma pelo seu trabalho na música e outra pelo seu trabalho na televisão norte-americana.
Apesar de cantor autodidacta é considerado um génio musical, um fenómeno vocal incandescente e singular, um dos maiores intérpretes da música em todo o mundo.


Atividade Gratuita


Última atualização: 19.01.2015 - 11:59 horas
voltar ao topo ↑