Torres Vedras

Agenda

"Misterman", de Enda Walsh

Teatro

Até 28 de março 2015 | 21h30

Teatro Misterman (foto: Alípio Padilha)

Evento já ocorrido

Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
Destinatários: maiores de 16 anos

Um homem/menino vive numa aldeia fictícia, Inishfree, ou uma aldeia real vive num menino/homem de 33 anos, Thomas. A mania e o fervor religioso obrigam-no a sair todos os dias de casa, munido de uma agenda, para inspecionar o comportamento dos habitantes da aldeia e o cumprimento dos valores morais e éticos. Tem a convicção de que se trabalhar muito poderá erradicar o pecado, resgatar os seus compatriotas, salvar o mundo e sentar-se ao lado de Deus : "Eu e Deus, a sorrir e olhar para baixo, para toda a minha boa obra, vai ser um lugar tão bonito! " Vive só com uma mãe incapacitada e assume a liderança da casa desde que o pai morreu. A determinação em controlar tudo mais não é do que uma tentativa vã de controlar um espaço mais amplo, impalpável, inatingível, enigmático, traiçoeiro: o da sua mente. Um espaço onde os sons e imagens são distorcidos, a realidade e imaginação estão profundamente entrelaçadas, a fronteira entre o bem e o mal, a crença e a obsessão é demasiado ténue. Desde a trágica morte de Edel, encontra-se escondido num depósito abandonado no campo. Só, fechado, marginalizado, vive num espaço insalubre, com alguns objetos indispensáveis: a farda do pai e gravadores antigos de fita magnética. Há uma atmosfera de violência iminente e constante contra um mundo que perdeu quase tudo e que não o entende, violência contra um homem com falta de respostas e que não entende o mundo que o rodeia.

O núcleo emocional de Misterman, de Enda Walsh, é a solidão. Thomas é um ser humano que está completamente só. Os rituais banais da sua vida diária acontecem numa solidão quase impenetrável, agravada pela sua consciência aguda das outras vidas que continuam indiferentes, ao seu redor. Neste vazio, a imaginação e a fantasia religiosa oferecem um significado, um futuro e um sentimento de pertença, ao mesmo tempo que o conduzem ao abismo. Numa fração de segundos, um menino/homem singular perde-se na teia de uma mente terrivelmente inocente cujo desvio se revela tragicamente insano. O mundo dos sonhos é tão rico que torna a realidade inútil e, ao não conseguir substituir-se à ação, ao real, condena o indivíduo ao isolamento e à morte.
           

                                                                                                        Elmano Sancho

Enda Walsh

Dramaturgo. Nasceu em Dublin em 1967. O primeiro trabalho criativo de Enda surgiu quando se mudou para Cork e colaborou com o encenador Pat Kiernan do Corcadorca.

As primeiras produções incluem adaptações de A Clockwork Orange e A Christmas Carol. À primeira peça original de Enda Walsh The Ginger-ale Boy seguiram-se Disco Pigs que foi traduzida para várias línguas europeias e Misterman. Bedbound foi a primeira peça de Enda Walsh encenada por ele. Enda tem escrito também para rádio e cinema (nomeadamente o argumento de The Hunger de Steve McQueen).

Em 2008, obtém enorme sucesso com A Farsa da Rua W  representada na Escócia, em Londres e em Nova Iorque.

Seguem-se a adaptação dos Karamazov, The New Electric Ballroom e Penélope.

Enda escreveu para os Artistas Unidos o sketch Lyndie tem uma arma. A companhia apresentou Disco Pigs, Acamarrados, A Farsa da Rua W  e Penélope.

Misterman foi encenado e interpretado pelo autor em 1999. Uma segunda versão encenada por Enda Walsh e interpretada por Cillian Murphy foi apresentada  no National Theatre em Londres em 2011.

Enda encenou a sua mais recente peça " Ballyturk" que estreou em julho 2014 no Galway International Arts Festival.

 

Ficha técnica e artística

Texto: Enda Walsh
Tradução: Nuno Ventura Barbosa
Encenação, interpretação e versão cénica: Elmano Sancho
Assistência de encenação: Luciana Ribeiro
Apoio Vocal: Natália de Matos
Cenários e Figurinos: Rita Lopes Alves
Espaço Sonoro: Pedro Costa
Luz: Alexandre Coelho
Design gráfico: Sílvia Franco Santos
Fotografia: Alípio Padilha
Vozes: Andreia Bento, António Simão, Filipa Duarte, João Meireles, Jorge Silva Melo, Luciana Ribeiro, Mirró Pereira, Mónica Cunha, Nuno Miranda e Pedro Carraca.

Coprodução: Artistas Unidos, Culturproject.

Agradecimentos: Cristina Pereira, Eugénia Vasques, Márcia Carvalho, Susana Pereira, São Luiz Teatro Municipal e Teatro da Comuna.


Lotação: 400
acesso a público com mobilidade condicionada
Preço: 5

Teatro-Cine de Torres Vedras-

Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 17h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo

Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras

261338131
teatro.cine@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Última atualização: 28.03.2015 - 12:59 horas
voltar ao topo ↑