Torres Vedras

Agenda

REACTING TO TIME - Portugueses na performance

Apresentação Pública

Até 31 de janeiro 2015 | 22h00 às 23h00

Formação REACTING TO TIME

Evento já ocorrido

Local: Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras - Rua da Cruz, nrº 9, Torres Vedras
Destinatários: M/12

REACTING TO TIME - Portugueses na performance é a apresentação pública do resultado da formação homónima, dinamizada por Vania Rovisco e centrada num trabalho de arqueologia e investigação do trabalho desenvolvido pelos primeiros performers nacionais.

Nos anos em torno da Revolução de 25 de abril de 1974, uma dinâmica particular pautou a atividade artística portuguesa. Um conjunto de eventos colocaram Portugal em sintonia com as questões e com algumas das práticas que animavam a vanguarda artística internacional.
Entre 1972 e 1985 a performance inscreveu-se no tecido da história da arte portuguesa e nesse lapso temporal, Albuquerque Mendes, Fernando Azevedo, João Dixo, Artur Barrio, Gerardo Burmester, Miguel Yeco, Silvestre Pestana, Elisabete Mileu, Manuel Barbosa, Fernando Aguiar, António Olaio, Ção Pestana, Rui Órfão e Alberto Carneiro, definem as coordenadas de um corpo performativo português.

REACTING TO TIME, portugueses na performance, procura atualizar a especificidade da memória corporal destas primeiras experiências. Aceder à origem dessa informação, atualizá-la pela transmissão da experiência direta e apresentá-la publicamente, são os objetivos deste projeto. Trata-se de constituir um arquivo vivo, tornado presente nos corpos. Vania Rovisco desenvolverá um trabalho de contextualização e de investigação e trabalhará com os primeiros agentes da performance em Portugal, na atualização destes trabalhos inaugurais para posteriormente os transmitir. Trata-se de toda uma linhagem não transferida, um passado pouco ou nada presente.

REACTING TO TIME, portugueses na performance pretende promover o conhecimento de alguns autores do período em foco e dos seus trabalhos. Um legado transmissível – como é o caso da linguagem do corpo, que provém de uma relação de acumulação de ações culturais reflexivas –, não ter continuidade ou até não estar presente na memória, é uma falha no (re)conhecimento de um património que nos pertence.

Criação e direção artística:
Vania Rovisco

Consultores artísticos:
André Lepecki
Verónica Metello

Projeto Financiado por:

Governo de Portugal - Secretaria de Estado da Cultura  / Direção Geral das Artes 

 


Atividade Gratuita


Lotação: 100

Última atualização: 26.01.2015 - 16:47 horas
voltar ao topo ↑