Torres Vedras

Agenda

Poemas perdidos da vila antiga. Torres Vedras, tão feia e tão bela

Lançamento de livro de Jorge Paulino Pereira

Até 6 de dezembro 2014 | 16h00

Leitura

Evento já ocorrido

Local: Auditório Municipal

O livro, de 212 páginas, integra 18 poemas (17 no corpo do livro e 1 na contracapa) e inclui 57 gravuras originais, também da autoria do autor, sobre temas e imagens de Torres Vedras.

É constituído por duas partes distintas:

  • Uma primeira, intitulada “Sonhando e pensando em Torres Vedras”, com 7 poemas, onde o autor recorda cenas da sua meninice e retrata pensamentos, ideias e sentimentos acerca da sua vida vivida na região; Os poemas mais longos são “As vinhas de Torres Vedras”, sobre o rodar das estações do ano e o ciclo da vida, e “Na Praça dos Homens de Torres Vedras” que põe em relevo a realidade difícil que se vivia na Praça da Jorna que existiu na vila antiga; e
  • Outra, segunda, que tem por título “Sobre a História de Torres Vedras” que integra 9 poemas, e onde se agrupam episódios, narrados em verso, sobre a história passada e recente torreense. A título de exemplo indicam-se 2 dos poemas desta pequena antologia: “Torres Vedras no virar do século 19 para o século 20” e “A Maria Cachucha. Maria da Purificação (1896-1960)”.

Jorge Paulino Pereira
(Prof. Doutor Engenheiro)
Professor Universitário no Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa) e Consultor,actuando para várias empresas e instituições nacionais e estrangeiras.
Nascido a 26 de Novembro de 1954, no Porto (Portugal), nacionalidade portuguesa.
Doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa); Mestre em Geotecnia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa); licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa).
Tem estado envolvido em numerosos projetos de infraestruturas de transporte rodoviárias, ferroviárias e aeroportuárias. É autor ou coautor de mais de 100 publicações sobre temas de engenharia civil e outros, publicadas em Portugal e no Estrangeiro. E também tem mais de 15 livros que abordam a temática da Engenharia da História de Portugal e outros..


Atividade Gratuita


Última atualização: 18.11.2014 - 15:27 horas
voltar ao topo ↑