Torres Vedras

Agenda

Escola de Dança Movimento e O Corpo da Dança | De profundis - ecologia e videodança oceânica

Emergência Cultural - Ciclo de Programação em Linha

Até 27 de junho 2020 | 20h00 às 20h30

Dança

Evento já ocorrido

Local: Transmissão na Página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Emergência Cultural Torres Vedras 2020

De Profundis é uma proposta de criação videográfica que surge da vontade de colaboração entre duas escolas de dança sediadas em cidades “gémeas”, Torres Vedras e Torres Novas. A Escola de Dança Movimento (Torres Vedras) e O Corpo da Dança (Torres Novas), propõem aos seus alunos a realização de exercícios de improvisação sugeridos pela coreógrafa Marta Tomé.

Depois de registados, os videogramas serão sujeitos a um processo criativo de edição e montagem resultando numa transformação da imagem final, a qual será constituída pela fusão interespécies: o corpo humano é levado a mergulhar virtualmente em habitats das profundezas dos oceanos. O enquadramento conceptual da proposta reside na investigação acerca do conceito de “deviranimal” (Gilles Deleuze) e da sua integração na metodologia de improvisação desenvolvida por Marta Tomé.

Em sentido amplo, é um projecto que toma como referência a relação entre práticas artísticas contemporâneas e a consciência ecológica emergente nestes tempos de crises ambientais e extinção massiva de espécies. O lugar de encontro entre a consciência artística e a poética da ecologia profunda, define-se na possibilidade de mergulhar na frágil complexidade da interdependência da vida e, consequentemente, na imanência de uma outra partilha do sensível.

 

 

Direcção Artística: Marta Tomé

Produção e edição: O Corpo da Dança

Parceria artística: Escola de Dança Movimento / Estufa - Plataforma Cultural

 


Atividade Gratuita


Evento no Facebook

Última atualização: 26.06.2020 - 10:50 horas
voltar ao topo ↑