Torres Vedras

Agenda

O meu avô consegue voar

Exposição de ilustração de Paulo Galindro

Até 29 de abril

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Nesta exposição individual com as obras originais do livro O meu avô consegue voar o talentoso Paulo Galindro aborda uma técnica muito peculiar. O ilustrador de livros como o Cuquedo e de O tubarão na banheira pega no papel e transforma-o em milhentas peças que cabem dentro de tamanhas ideias.

Os recortes são o seu ponto de partida para todo um trabalho tridimensional que enriquece a narrativa com o seu ritmo e a sua volumetria. Um sapato aqui, outro acolá, e assim se vestem as personagens com cores do real e do imaginário. As pinceladas estão lá, sempre, como se fossem a assinatura do autor. Vê-se um fundo de nuvens, umas escarpas inclinadas e muitas estrelas no céu. É para lá que a história vai. E as ilustrações seguem-na de perto.

Com o ilustrador a envolver-se num turbilhão de recortes pintados e pedaços de tinta que arranha e arranca da força das palavras. Veste a figura de um mecânico de telas vivas e vai montando as peças, uma a uma, até construir uma motorizada que se transforma num foguetão. Seguem-se mais recortes e mais estrelas, onde moram as recordações do escritor e os sonhos das crianças que leem estas imagens. Foi do minimalismo da sua técnica que eclodiu a grandiosidade da sua obra. No final tudo se encaixa. As peças tornam-se palavras e vice-versa. 


Paulo Galindro
Nasceu como as uvas, sem cabelo, fruto da bela colheita que foi 1970. O cabelo foi-lhe crescendo ao som das enormes impressoras da gráfica onde o seu pai trabalhava... e onde o cheiro das tintas lhe adubou os sonhos. Anos mais tarde, acalentando o desejo secreto de ser astronauta, licenciou-se em arquitetura, foi pai de dois filhos e ilustrou uma pilha de livros. É um facto que ainda não é astronauta, mas dizem por aí que passa o tempo nas nuvens, e a sua cabeça vive no lado oculto da Lua. Atualmente, porque a vida é um eterno retorno, voltou a ser careca.


Atividade Gratuita


Biblioteca Municipal de Torres Vedras

Segunda a sexta-feira: 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00

Largo Justino Freire Nº 9
2560-636 Torres Vedras

261310460
biblioteca@cm-tvedras.pt
Localização Google Maps


Última atualização: 11.03.2020 - 21:15 horas
voltar ao topo ↑