Torres Vedras

Agenda

João Pateta

Teatro de Marionetas

Até 15 de dezembro 2019 | 15h30

Teatro infantojuvenil

Evento já ocorrido

Local: Em frente ao Mercado Municipal de Torres Vedras
Destinatários: M/3

Esta atividade integra o(s) programa Este Natal compre no comércio tradicional

Num velho casebre perto da floresta, vivia uma pobre senhora com o seu filho João, bom rapaz, mas um tanto simplório. As gentes da aldeia chamavam-lhe em tom de zombaria de "João Pateta". A partir de um dos Contos para a Infância de Guerra Junqueiro, esta é uma aventura incontornável, onde aprendemos o valor da generosi­dade e da sabedoria.

Um espetáculo muito divertido com música ao vivo. Este espetáculo é inspirado pelo imaginário das histórias tradicionais do meio rural, contadas e recontadas oralmente de geração em geração. É construído com base nas personagens e temas recorrentes deste tipo de narrativa: "O João", jovem herói, cheio de boas intensões, mas ainda com muito para aprender com os mais velhos; "A Mãe", personagem moralizadora; e a "velha trapaceira", que tem tantos anos como a maldade humana. A proximidade criada pela comunicação imediata com as marionetas, fortalece a cumplicidade com o espetador que participa ativamente no espetáculo através de um conjunto de reações. Um espetáculo intemporal para todas as gerações.



Ficha Artística
Criação: Samantha Jesus
Interpretação: Cláudia Gomes e Samantha Jesus
Cenografia e marionetas: Samantha Jesus
Banda sonora e música ao vivo: Laura Felício


Atividade Gratuita


De 29 de novembro a 24 de dezembro, o centro histórico de Torres Vedras, com epicentro no Mercado Municipal, acolherá o Mercado de Natal que terá uma oferta cultural e de lazer diferenciada.

O mercado, inspirado e desenhado a partir do imaginário da época natalícia, tem como princípio e objetivo dinamizar o comércio de rua. Neste mercado haverá produtores locais, artesãos ou simplesmente produtos de lojas locais que aproveitam a oportunidade para os mostrar num espaço diferente. Haverá a casa do Pai Natal, um carrossel artesanal, uma casinha de doces e oficinas com os duendes que ajudarão as crianças a escrever a sua carta de desejos.

Venha e traga a família!

Última atualização: 14.11.2019 - 16:03 horas
voltar ao topo ↑