Torres Vedras

Agenda

“Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos”

Conferência

Até 11 de novembro 2019 | 11h00

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

Esta atividade integra o(s) programa(s) Festas de Torres Vedras, 40 anos de Cidade de Torres Vedras

No ano em que celebra 40 anos da elevação a cidade, Torres Vedras olha para o futuro. “Torres Vedras no caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos” é a conferência que promete refletir sobre os desafios em torno das alterações climáticas e os caminhos a percorrer pelas cidades do futuro, no dia 11 de novembro, às 11h00.

Em dia de Feriado Municipal, a Câmara Municipal de Torres Vedras recebe João Ferrão, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (UL) e coordenador do Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e do Conselho dos Observatórios do ICS-UL, e António Esteves, jornalista da RTP, para uma conversa sobre ambiente, sustentabilidade e alterações climáticas.

Há muito que o ambiente e a sustentabilidade estão no centro do trabalho do Município, que há 20 anos deu início ao seu Plano Municipal de Ambiente. Mais tarde, seria a Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas a assumir o compromisso de Torres Vedras em torno de medidas que contribuam para a minimização dos efeitos das alterações climáticas.

Já a Agenda 21 Local assumiu-se como um plano estratégico e operacional que teve como principal objetivo alcançar comunidades sustentáveis: comunidades com uma economia local forte e viável, socialmente justas, inclusivas e em paz, eco-eficientes e com boa governação. Foi desta forma que a Câmara Municipal de Torres Vedras respondeu ao desafio lançado pelas Nações Unidas na Conferência do Rio de Janeiro, decidindo implementar a Agenda 21 Local e aderir aos Compromissos de Aalborg.

Após seis anos de implementação, uma reflexão sobre a dinâmica da Agenda 21 levou a uma proposta de revisão alicerçada na resolução das Nações Unidas “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”. Surgia, assim, a Agenda Torres Vedras 2030, que se colocou na primeira linha das boas práticas internacionais de desenvolvimento sustentável.

Hoje, no horizonte, está a melhoria da qualidade de vida da população, a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e o estímulo ao investimento e à inovação no território. Objetivos sempre presentes ao longo das últimas quatro décadas, em que a Cidade e o Concelho se tornaram numa referência.



Programa

  • 10h45 | Receção dos participantes
  • 11h00 | Boas-vindas

    Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras 

  • 11h15 | “Torres Vedras: 40 anos de uma cidade com futuro”

    Vídeo-resumo da conferência de 7 de julho de 2019

  • 11h30 | No caminho da sustentabilidade: os próximos 40 anos

    António Esteves, jornalista da RTP

    João Ferrão, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (UL) e coordenador do Grupo de Investigação “Ambiente, Território e Sociedade” e do Conselho dos Observatórios do ICS-UL 

  • 12h30 | Encerramento

Atividade Gratuita


Última atualização: 04.11.2019 - 11:29 horas
voltar ao topo ↑