Torres Vedras

Agenda

"Concerto de Ano Novo: Música para Coro e Órgão"

IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras

26 de janeiro de 2020 | domingo | 16h00

Música Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues

Local: Igreja da Misericórdia, Torres Vedras

Sendo o último concerto deste IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras, teremos a honrosa participação do organista internacional Jesús Sampedro, organista na Catedral de Sevilha e professor de órgão no Conservatório de Málaga, que acompanhará o já prestigiado Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, sob direção do jovem maestro João Carlos Perdigão.

Nesta autêntica simbiose de culturas de dois países "irmãos", este concerto terá um programa bastante diverso, desde obras a solo onde podemos apreciar a performance musical do organista Jesús Sampedro, até obras corais de várias tradições e épocas interpretadas pelo reconhecido agrupamento vocal torriense.



Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
Maestro: João Carlos Perdigão
Órgão: Jesús Sampedro



Jesús Sampedro, Órgão
Jesús Sampedro Márquez é professor de órgão no Conservatório Superior de Sevilha. Presidente da Associação Amigos do Órgão Cavaillé-Coll de Sevilha. É diretor artístico do Ciclo Internacional de órgão de Málaga.

Nasceu em Sevilha, onde obteve o título de professor de órgão, posteriormente em Málaga obtém o título de professor superior de órgão sob orientação de Adalberto Martínez Solaesa, com máxima classificação e título honorífico. Estudou em Madrid com Roberto Fresco.

Em 1998, tem a oportunidade de estudar em Barcelona no CSIC, onde obtém uma pós-graduação e especialização em música antiga para tecla. No seu percurso, estudou com personalidades várias como Jean Guillou, Félix Friedrich, Harald Voguel, L.Tagliavini, Olivier Latry, entre outros.

Através de uma bolsa de estudos, estuda no Conservatório Nacional de Saint Maur de Fossés (Paris), sob orientação de Eric Lebrun. Como concertista tem revelado uma intensa atividade em festivais de órgão em Espanha, Polónia, França, Russia, Itália, Alemanha, República Checa, Estónia.

Foi organista na Catedral de Créteil (Paris). Obtém em 2004 o DEA (Diploma de Estudos Avançados) pela Universidade de Granada com o tema A modalidade no cancioneiro de Cáceres.

Gravou três discos em órgãos históricos de Sevilha e Paris. É ainda professor na Universidade de São Paulo CEU (Sevilha) e na Universidade de Ciências da Educação em Huelva.



Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
Formado por alunos e antigos alunos da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, este agrupamento vocal tem já realizado inúmeros concertos e festivais corais.

O seu repertório é bastante eclético, permitindo a execução de obras de várias épocas, estilos, compositores. Salientando-se a música de Eurico Carrapatoso, Palestrina, Ludovico da Viadana, John Rutter, Gounod, entre outros.

Tem-se apresentado com muita frequência nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Mafra e também na cidade de Lisboa.

João Carlos Perdigão, é maestro e membro fundador, também ele professor de coro e formação musical na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues.


Atividade Gratuita


Integrado em IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras . Outras datas:

"Torres Vedras acolhe, pela quarta vez, o seu já conhecido Ciclo de Órgão. Uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

Nesta edição, durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, a Igreja da Misericórdia irá mostrar o esplendor do seu templo aliado à beleza sonora e estética do seu importante órgão histórico “Bento Fontanes”(1773), que uma vez mais fará as honras deste ciclo.

Constituído por três grandes concertos, o evento conta ainda com os mini-concertos À la carte, que decorrerão todas as quintas-feiras do mês de novembro à hora de almoço, onde o público poderá escolher o que quer ouvir de acordo com o “menu” musical apresentado, bem como duas atividades pedagógicas: uma masterclass destinada a alunos de órgão de várias instituições de ensino, orientada pelo organista Jesús Sampedro, professor de órgão do Conservatório de Sevilha (organização em parceria com a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues) e ações de sensibilização junto de escolas primárias do concelho de Torres Vedras.

Satisfazendo as exigências do público que tão bem tem recebido este ciclo de órgão, todos os concertos serão comentados e, em alguns deles, o público terá oportunidade de se envolver e participar diretamente.

Através destes recitais, Torres Vedras acolhe interessantes programas que associam o órgão à música barroca na Península Ibérica, Itália e Alemanha, passando pela música cinematográfica e músicas do Mundo.

Olhando o futuro, vivenciando o presente e respeitando o passado, o ciclo de órgão de Torres Vedras apresenta novos diálogos e novos compromissos, fundamentados nos valores humanos em prol da igualdade e de uma sociedade culturalmente mais rica e diversa, aliando arte, religião, história, turismo e património num só momento.

Organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, o ciclo conta também com a parceria da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e apoio institucional do Patriarcado de Lisboa e Paróquias de Torres Vedras.

Que este seja mais um ciclo de órgão por todos e para todos, porque música é união!"

Daniel Oliveira, Diretor Artístico


Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras e Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras
Parceiros Institucionais: Paróquias de Torres Vedras; Patriarcado de Lisboa; Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues; Academia de Música Stella Maris e Cultur'canto - Associação Cultural

voltar ao topo ↑