Torres Vedras

Agenda

"Concerto de Ano Novo: Música para Coro e Órgão"

IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Até 26 de janeiro 2020 | 16h00

Música Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia, Torres Vedras

Sendo o último concerto deste IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras, teremos a honrosa participação do organista internacional Jesús Sampedro, organista na Catedral de Sevilha e professor de órgão no Conservatório de Málaga, que acompanhará o já prestigiado Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, sob direção do jovem maestro João Carlos Perdigão.

Nesta autêntica simbiose de culturas de dois países "irmãos", este concerto terá um programa bastante diverso, desde obras a solo onde podemos apreciar a performance musical do organista Jesús Sampedro, até obras corais de várias tradições e épocas interpretadas pelo reconhecido agrupamento vocal torriense.



Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
Maestro: João Carlos Perdigão
Órgão: Jesús Sampedro



Jesús Sampedro, Órgão
Jesús Sampedro Márquez é professor de órgão no Conservatório Superior de Sevilha. Presidente da Associação Amigos do Órgão Cavaillé-Coll de Sevilha. É diretor artístico do Ciclo Internacional de órgão de Málaga.

Nasceu em Sevilha, onde obteve o título de professor de órgão, posteriormente em Málaga obtém o título de professor superior de órgão sob orientação de Adalberto Martínez Solaesa, com máxima classificação e título honorífico. Estudou em Madrid com Roberto Fresco.

Em 1998, tem a oportunidade de estudar em Barcelona no CSIC, onde obtém uma pós-graduação e especialização em música antiga para tecla. No seu percurso, estudou com personalidades várias como Jean Guillou, Félix Friedrich, Harald Voguel, L.Tagliavini, Olivier Latry, entre outros.

Através de uma bolsa de estudos, estuda no Conservatório Nacional de Saint Maur de Fossés (Paris), sob orientação de Eric Lebrun. Como concertista tem revelado uma intensa atividade em festivais de órgão em Espanha, Polónia, França, Russia, Itália, Alemanha, República Checa, Estónia.

Foi organista na Catedral de Créteil (Paris). Obtém em 2004 o DEA (Diploma de Estudos Avançados) pela Universidade de Granada com o tema A modalidade no cancioneiro de Cáceres.

Gravou três discos em órgãos históricos de Sevilha e Paris. É ainda professor na Universidade de São Paulo CEU (Sevilha) e na Universidade de Ciências da Educação em Huelva.



Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
Formado por alunos e antigos alunos da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, este agrupamento vocal tem já realizado inúmeros concertos e festivais corais.

O seu repertório é bastante eclético, permitindo a execução de obras de várias épocas, estilos, compositores. Salientando-se a música de Eurico Carrapatoso, Palestrina, Ludovico da Viadana, John Rutter, Gounod, entre outros.

Tem-se apresentado com muita frequência nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço, Mafra e também na cidade de Lisboa.

João Carlos Perdigão, é maestro e membro fundador, também ele professor de coro e formação musical na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues.


Atividade Gratuita


A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, organiza, entre janeiro e março de 2023, a sétima edição do Ciclo de Órgão.

O VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras é composto por 4 grandes concertos, onde o Órgão histórico, construído em 1773 por Bento Fontanes, é convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas.

Em março, todas das segundas-feiras, pela hora do almoço, teremos os habituais mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, nos quais o público escolhe o que quer ouvir perante uma carta composta por peças musicais muito diversificadas.

Uma festa do Órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia.

 

 

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Apoio: Santa Casa da Misericórdia
Parcerias: Patriarcado de Lisboa, Paróquias de Torres vedras, Cultur' Canto- Associação Cultural

Última atualização: 16.10.2019 - 14:27 horas
voltar ao topo ↑