Torres Vedras

Agenda

“Música para órgão e canto no barroco ibérico, italiano e alemão”

IV Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Até 17 de novembro 2019 | 16h00

Música Mariana Castello-Branco

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia, Torres Vedras

Desde o seu aparecimento, o órgão sempre teve uma relação direta com a voz humana. Este concerto, dedicado à música sacra do período barroco, apresenta compositores de elevado relevo como Bach, Vivaldi e Haendel, mas também autores menos conhecidos como Frei Jacinto do Sacramento, Giuseppe Carcanni ou José da Madre de Deus.

Um interessante programa, intimista, que recria historicamente a música que se fazia em Portugal no século XVIII, música esta bastante idiomática do órgão histórico "Bento Fontanes".

Soprano: Mariana Castello-Branco, Soprano
Órgão e baixo-contínuo: Daniel Oliveira



Mariana Castello-Branco, Soprano
Mariana Castello-Branco, soprano, estudou canto no conservatório com Manuela de Sá. Continuou a sua formação no Flanders Opera Studio, sob a direção de Ronny Lauwers. Trabalhou com maestros como Pietro Rizzo e Yannis Pouspourikas, cantores como Sir Thomas Allen, Jill Feldman e Susan Waters e pianistas como Malcolm Martineau.

As suas performances incluem papéis como Belinda (Dido e Aeneas/H.Purcell/ Nova ópera de Lisboa); 2nd niece (Peter Grimes/ B. Britten/ Teatro Nacional de São Carlos TNSC); Pamina (Die Zauberflöte/W.A.Mozart/Flanders Opera Studio); Diane (Acteón/ M.A.Charpentier/Flanders Opera Studio); Serpina (La serva padrona/G.B.Pergolesi/Teatro da Trindade); La princesse (L’enfant et les sortilèges/M. Ravel/TNSC); Servilia (La Clemenza di Tito/W.A.Mozart/Orquestra Metropolitana); Temide (Il Natale di Giove/J. Cordeiro da Silva/Divino Sospiro); Fili (A Ninfa do Tejo/A.Scarlatti/Orquestra Metropolitana/Enrico Onofri). Colabora frequentemente com os ensembles Orquestra Barroca da Casa de Mateus, Scherzi Musicali e The New Baroque Times, em programas diversos, grupo com o qual participou no Festival de Música Sacra de Madrid em 2017 e 2018.



Daniel Oliveira, Órgão
Natural de Alenquer, Daniel Oliveira é diplomado em Musicologia pela Universidade Nova de Lisboa, licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa sob orientação de João Vaz e mestre em Pedagogia do Órgão pela mesma instituição. É também licenciado em Música Antiga, especialização em Cravo, pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação de Ana Mafalda Castro.

Tem realizado inúmeros concertos em Portugal e no estrangeiro, sendo de destacar a Temporada de Música de São Roque (Lisboa), Festival de Música de Mafra, Festival Internacional de Órgão de Faro, Festival Internacional de Órgão de Santarém, Festa da Música do Centro Cultural de Belém, Festival Internacional de Órgão de Cantábria (Espanha), Festival Internacional de Música “Pórtico del Paraíso” (Galiza) e Ciclo internacional de Organo e Meditaciones de Sevilla.

Apresenta-se regularmente como organista e cravista inserido em grupos de referência tais como o Quarteto “Tempus”, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Juvenil, Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa, Flores de Música e Capella Joanina.

Nos seus estudos de órgão e cravo, trabalhou e contactou com personalidades como Graham Barber, Luigi Ferdinando Tagliavini, J.L.Gonzalez Uriol, Javier Artigas, Kristian Olesen, Ketil Hausgand, Gerhard Doderer e Elisabeth Joié.

É professor de órgão, Iniciação Musical, Baixo-contínuo e Música de Câmara na Escola de Música Luís Maldonado Rodrigues (Torres Vedras), Ateliê de Órgão de Torres Vedras e Salesianos de Lisboa.

É membro do Trio Ars Eloquentae, dirige o agrupamento barroco Magnificat desde 2013 e detém a titularidade dos órgãos Históricos da Igreja da Misericórdia em Torres Vedras e Igreja Matriz de Oeiras.

É diretor artístico do Ciclo de Órgão de Torres Vedras e da temporada de música antiga da mesma cidade.

Participou na gravação de dois cd`s com os agrupamentos Capella Joanina e Flores de Música, com música sacra do compositor português Francisco António de Almeida.




Atividade Gratuita


A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, organiza, entre janeiro e março de 2023, a sétima edição do Ciclo de Órgão.

O VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras é composto por 4 grandes concertos, onde o Órgão histórico, construído em 1773 por Bento Fontanes, é convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas.

Em março, todas das segundas-feiras, pela hora do almoço, teremos os habituais mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, nos quais o público escolhe o que quer ouvir perante uma carta composta por peças musicais muito diversificadas.

Uma festa do Órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia.

 

 

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Apoio: Santa Casa da Misericórdia
Parcerias: Patriarcado de Lisboa, Paróquias de Torres vedras, Cultur' Canto- Associação Cultural

Última atualização: 15.11.2019 - 19:03 horas
voltar ao topo ↑