Torres Vedras

Agenda

Torres Vedras Euroformar 2014-15

Programa Aprendizagem ao Longo da Vida - programa setorial Leonardo da Vinci

Até 1 de outubro

Concurso

Evento já ocorrido

Destinatários: Jovens entre os 18 e os 35 anos residentes no Concelho de Torres Vedras, à procura do 1º emprego, em reconversão profissional ou em situação de desemprego

O projeto Torres Vedras Euroformar 2014 pretende melhorar o acesso dos jovens Torrienses ao mercado de trabalho, proporcionando-lhes oportunidades formativas e sociais, assim como contribuir para o desenvolvimento sustentado e integrado da região.

Aos jovens participantes propõe-se a realização de um estágio profissional, numa empresa de EU, que abranja setores económicos estratégicos para o concelho de Torres Vedras.

O Torres Vedras Euroformar 2014 será constituído por 2 fluxos de mobilidade, atribuindo-se um total de 20 bolsas:

  • 1º fluxo de mobilidade > novembro 2014 a fevereiro de 2015 – Alemanha (Hamburgo), Áustria (Viena) e Itália (Florença) = 11 bolsas
  • 2º fluxo de mobilidade > janeiro 2015 a abril 2015 – Espanha (Sevilha) e Reino Unido (Belfast) = 9 bolsas

O período de mobilidade será de 14/15 semanas (2 semanas de formação linguística e 12/13 semanas de estágio profissional).

O projeto surge na sequência de apresentação de candidaturas ao Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Programa Setorial Leonardo da Vinci, contando com o cofinanciamento da Comissão Europeia.

Objetivos do projeto

  • Promover a atratividade e qualidade da educação e formação profissional;
  • Melhorar as competências e os conhecimentos profissionais, bem como as aptidões pessoais dos jovens;
  • Favorecer um primeiro contacto com o mundo laboral europeu;
  • Incrementar a iniciativa empresarial, incentivando-se a autonomia, o empreendedorismo e a aprendizagem pela descoberta e observação do mundo empresarial;
  • Fomentar a mobilidade transnacional dos jovens do concelho de Torres Vedras;
  • Favorecer uma maior convivência e diálogo intercultural na comunidade local;
  • Ampliar a imagem do concelho de Torres Vedras na Europa.

 

Inscrições

Para o 1º fluxo: encerradas
Para o 2º fluxo: até 1 de outubro

Informações:  juventude@cm-tvedras.pt  | 261 320 711 | 261 320 721

Documentos: 

Edições anteriores do Torres Vedras Euroformar

  • O Projeto Euroformar I decorreu no ano de 2010, tendo-se atribuído um total de 24 bolsas de mobilidade a jovens munícipes, distribuídos pela Alemanha (Berlim); Espanha (Sevilha); Irlanda (Cork); Itália (Pádua); Reino Unido (Belfast) e República Checa (Praga).
  • O Projeto Euroformar II foi constituído por dois fluxos de mobilidade (de setembro a dezembro de 2011 o 1º fluxo; e de janeiro a abril de 2012 o 2º fluxo) atribuindo-se um total de 36 bolsas, distribuídas pela Alemanha (Hamburgo); Áustria (Viena); Espanha (Sevilha); Itália (Florença); Irlanda (Cork) e República Checa (Praga).
  • Em 2013 decorreu o Projeto Euroformar III, constituído por 2 fluxos de mobilidade (de abril a julho e de setembro a dezembro), atribuindo-se um total de 18 bolsas de mobilidade, distribuídas pela Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido e República Checa.

Impacto

Estes projetos têm permitido a grande parte dos seus participantes, através da sua experiência de mobilidade, a possibilidade de traçar um projeto de vida a curto e médio prazo, vislumbrando uma resposta às suas futuras expetativas. Vários retomaram os estudos e conseguiram arranjar trabalho. Alguns investiram no seu concelho de residência, criando o seu próprio posto de trabalho. Outros emigraram para os países onde realizaram o estágio profissional Leonardo da Vinci.

Todos os participantes regressaram, desta experiência, com uma consciência de cidadania europeia fortalecida e vários pretendem abraçar, futuramente, experiências de mobilidade ao abrigo de outros programas comunitários.


Atividade Gratuita


Última atualização: 22.09.2014 - 12:18 horas
voltar ao topo ↑