Torres Vedras

Agenda

“Cozinhar em família” - Dicas para envolver os seus filhos em opções culinárias simples, baratas e saudáveis.

Conversas com Pais

Até 25 de outubro 2019 | 21h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

Atualmente sabemos que nossa alimentação tem um impacto direto no nosso ambiente. Enquanto cidadãos, através dos alimentos que decidimos comprar regularmente, e através das nossas práticas na confeção dos alimentos, podemos influenciar decisivamente o ambiente. A preparação de caldos aromáticos e o reaproveitamento dos desperdícios que se geram na preparação das refeições são exemplos de práticas que podem ser adotadas para se evitar o desperdício alimentar. A utilização de alimentos da época nas nossas refeições e a promoção do padrão alimentar mediterrânico, ligado a uma alimentação saudável, equilibrada e sustentável, são outras estratégias que nos tornam mais amigos do ambiente promovendo a saúde. Nesta sessão procuramos, ainda, a transmissão de competências culinárias ao nível do corte dos hortícolas, manutenção do tempo de cozedura, harmonização de cores e aromas, e empratamento no âmbito do nosso dia-a-dia.



Fábio Bernardino

É licenciado em Produção Alimentar em Restauração e Mestre em Segurança e Qualidade Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Encontra-se a frequentar o Doutoramento em Turismo e Gastronomia no Instituto de Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, tendo finalizado nos últimos anos pós-graduações em Gestão Hoteleira e Imagem, Protocolo e Organização de Eventos no ISLA Campus Lisboa. Participa ativamente em projetos de educação alimentar em escolas, hospitais, cantinas e lares sociais, e na organização de eventos gastronómicos e preservação do património gastronómico-cultural português, assim como em jornadas médicas de cuidados continuados, contribuindo com alguns trabalhos científicos.

É, desde os últimos anos, presença obrigatória na rubrica de culinária no Programa Queridas Manhãs, com Júlia Pinheiro no canal SIC, para além de júri no programa A minha mãe cozinha melhor que a tua na RTP1. Desenvolve ainda projetos de alimentação, saúde e interculturalidade com os municípios de Loures, Lisboa, Seixal e Amadora. Desde 2017 que colabora com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde no desenvolvimento de vários materiais de referência na área da promoção da saúde.


Nota: Esta atividade está inserida no programa "Mês da Alimentação". O tema deste ano recai para "Sensibilizar para não desperdiçar".

Orador: Fábio Bernardino
Morador: José Alves 


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 18.09.2019 - 12:18 horas
voltar ao topo ↑