Torres Vedras

Agenda

O melhor amigo do seu filho é um ecrã? Menos horas de ecrãs, mais horas a brincar na rua

Conversas com Pais

Até 4 de outubro 2019 | 21h30

Debate/Seminário

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

A tecnologia ocupa um lugar (quase) inevitável na vida das crianças, mas será que todos estamos confortáveis com esse “lugar”. Estudos revelaram que em Portugal as crianças passam entre 2,5 horas e 4 horas por dia em frente a ecrãs (nos EUA esse número já chega a 8 horas); em contrapartida 70% das crianças portuguesas passam menos de 1 hora ao ar livre e apenas 4% se encontram com os seus pares fora do contexto de atividades estruturadas.

Como pais, todos queremos o melhor para os nossos filhos, claro. Mas será que temos plena consciência de que a forma como estruturamos o seu tempo tem impacto nas pessoas que serão? O psicólogo Eduardo Sá afirmou numa entrevista: “O que me preocupa é que os pais muitas vezes digam que quando eram crianças brincavam, tinham uma vida ao ar livre, tinham uma vida muito mais livre, e que não queiram dar aos filhos aquilo que eles tiveram de melhor na sua infância.” Partiremos daqui para discutir o porquê de chegarmos a estes números, quais os impactos já visíveis e previsíveis na vida dos nossos filhos; mas sobretudo discutiremos alternativas para promover uma vida mais feliz e saudável para as nossas crianças e comunidades.


Francisco Lontro

Formado na área da psicomotricidade e saúde mental infantil e com um percurso profissional (formação e prática) ligado ao desenvolvimento infantil, à promoção da família e à inovação social, sempre perspetivando o “jogo” e o “brincar” como mediadores centrais das suas intervenções.

Coordenador do programa Brincar de Rua, que está a desenvolver uma metodologia de empoderamento das comunidades no sentido de providenciar as condições necessárias para que as crianças voltem a poder brincar na rua, em segurança, combatendo assim o sedentarismo infantil e promovendo as relações e a participação da comunidade na vida dos bairros.

 

Orador: Francisco Lontro
Moderador: Paulo Valentim  


Atividade Gratuita


A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a Câmara Municipal de Torres Vedras assume também este desafio desde 2007, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva através do projeto Conversas com Pais.

Em sessões mensais com intervenção de especialistas nas mais diversas áreas de interesse na educação das crianças e jovens, é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Este projeto é para todos aqueles que desejam adquirir conhecimentos específicos e estratégias para ajudarem as suas crianças e jovens a crescer de forma equilibrada e feliz. Pais informados, mais confiantes e descontraídos são meio caminho percorrido para a felicidade mútua.

Última atualização: 17.09.2019 - 10:52 horas
voltar ao topo ↑