Torres Vedras

Agenda

Um mês, um autor ... José Rodrigues dos Santos

Mostra Documental

Até 31 de outubro 2014

Leitura Philipe Ariés

Evento já ocorrido

Local: Biblioteca Municipal de Torres Vedras

José Rodrigues dos Santos é jornalista, professor na Universidade Nova de Lisboa e escritor.

Nasceu em Moçambique, em Abril de 1964, quando este país africano era parte do Império Português. O seu pai era um médico de voo, viajando pelos locais devastados pela guerra prestação assistência médica aos habitantes locais.

Foi em Moçambique que experimentou pela primeira vez as duras realidades da guerra, que terão impacto mais tarde em sua vida.

Com 9 anos e após o colapso do Império Português, em 1974, mudou-se para Portugal e cinco anos depois, para Macau. Foi aqui, que com dezassete anos, que começou a sua carreira jornalística trabalhando como repórter da Rádio Macau. O destaque do seu trabalho na Rádio Macau fê-lo ser entrevistado pela jornalista Judite de Sousa.

Regressou a Portugal em 1982, para tirar uma licenciatura em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa.

Em 1986 muda-se para o Reino Unido para estagiar para a BBC, em Londres. Este foi um passo crucial para o desenvolvimento das suas competências jornalísticas de escrita e de rádio.

Regressa a Portugal, onde obtém duas distinções: o Prémio Ensaio do Clube Português de Imprensa, em 1986 e o Prémio de Mérito Académico do American Club of Lisbon, em 1987. Devido a essas credenciais é convidado pela BBC World Service para trabalhar em Londres, onde fica durante três anos, até 1990.

Em 1990, regressa a Portugal, onde foi contratado pela RTP.

Começou a ensinar jornalismo televisivo e de rádio na Universidade Nova de Lisboa.

Na RTP, começou como repórter de Telejornal, mas ao fim de alguns meses tornou-se um apresentador do 24 Horas.

Foi como apresentador do programa 24 Horas, em Janeiro de 1991, que o início da 1ª Guerra do Golfo foi noticiado e todos os acontecimentos dramáticos que se seguiram. O seu bom desempenho fê-lo ser promovido a apresentador do Telejornal, lugar que mantém até hoje.

Em 1993, e, enquanto trabalhava para a RTP, tornou-se um regular repórter da CNN contribuindo com histórias de todo o mundo para a estação de notícias de televisão norte-americana.
Fez muitas reportagens de guerra. Cobriu a guerra e a crise na África do Sul, Angola, Timor Leste, Iraque, Kuwait, Israel e os territórios palestinos, a Albânia, a Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Líbano e Geórgia. O seu último conflito foi a guerra civil, de 2011, e os bombardeamentos da NATO na Líbia, que cobriu de Bengazhi, Adjdabyia, Brega e Ben Jawar.

Em 2000, terminou seu Ph. D. Dissertação sobre reportagem de guerra, mais tarde publicado em três volumes, intitulado Crónicas da Guerra.

Ao longo dos anos, José Rodrigues dos Santos ganhou vários prémios, tanto académicos como jornalísticos.


Atividade Gratuita


Publicado: 06.08.2014 - 15:52 horas
voltar ao topo ↑