Torres Vedras

Agenda

II Encontro de Gaiteiros

Até 31 de agosto 2019 | 15h00 às 18h00

Música Mercado Oitocentista

Evento já ocorrido

Local: Mercado Oitocentista, Largo de São Pedro

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

Neste período, os grupos de gaiteiros inscritos no II Encontro de Gaiteiros de Torres Vedras, irão atuar no Mercado Oitocentista. Um momento de festa e de mostra dos vários grupos participantes.

No concelho de Torres Vedras existe uma longa tradição de tocadores de gaita-de- foles, existindo várias gerações de Gaiteiros. Existem registos da sua existência em diversos lugares do concelho de Torres Vedras, tais como, Cadriceira, Freiria, Fonte Grada, Ermegeira e Póvoa de Penafirme.

Curiosamente, ao contrário do que se pensa habitualmente, a gaita-de-foles tem uma implantação e tradição muito forte a sul do Tejo e na Estremadura, a norte de Lisboa, contrariando o estereótipo comum de que o instrumento só existiria exclusivamente no norte do país. A presença de tocadores de gaita-de-foles na Estremadura é muito antiga.

Como forma de manter e fomentar esta tradição, organizamos pela segunda vez o Encontro de Gaiteiros que consistirá no encontro de todos os executantes que se queiram juntar à festa, contaremos com arruadas a acontecer no recinto do Mercado Oitocentista entre as 15h00 e as 18h00, terminando num desfile com todos os participantes, culminando no recinto do Baile Gaiteiro.

Informações: 261 320 749 | cultura@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


O Mercado Oitocentista é um evento de expressão da atividade humana do tempo das Invasões Francesas, surpreendentemente rico em vivências e costumes. Porém, a situação atual, não permitirá vivê-lo no seu espírito e simbolismo mais genuínos e habituais em 2021.

Neste sentido, o evento será recriado por companhias e grupos de teatro profissionais, associações e grupos de recriação histórica, figurantes e operadores locais. No todo, e em conjunto, serão apresentados vários quadros cénicos, constituindo um único espetáculo, permitindo ao público emergir na recriação de uma época.

Local

Largo Wellington, Largo São Pedro e rua Almirante Gago Coutinho.


Horário 

2 e 3 de setembro | 18h00 às 21h00
4 e 5 de setembro | 15h00 às 21h00

Última atualização: 21.08.2019 - 10:56 horas
voltar ao topo ↑